Alergias Caninas2 min de leitura

#AgitoPet

Alguns tutores não fazem ideia sobre a existência das alergias que se manifestam em cachorros. O Processo alérgico se assemelha aos casos humanos e ocorre por conta de fatores externos que agridem o sistema imunológico do animal, causando coceiras, espirros, feridas, queda de pelos, vermelhidões na pele e, em alguns casos graves, até diarreias e vômitos. Veja a seguir as alergias mais comuns e como evitá-las:

❗Dermatite Atópica
doença genética inflamatória na qual a pele se torna sensível a estímulos variados do ambiente, como pólen, ácaros, grama, pó doméstico etc. 
❗Alergia Alimentar
Os fatores alergênicos mais reportados são as proteínas da carne bovina, do frango, do trigo e do leite. 
❗Alergia a picada de insetos
Reação localizada a partir do contato com a saliva da abelha, pulga, do carrapato ou de outros parasitas. 
❗Alergia a produtos de limpeza
Substâncias como cloro, amônia e diferentes tipos de ácido (como o fosfórico, sulfúrico e bórico) podem machucar a pele do animal, causando feridas e coceiras.

🌟 Ações para diminuir as possibilidades de alergias:

✔️ Mantenha a casa sempre limpa, mas sem exageros. Para limpeza use álcool, vinagre e sabão neutro, pois não representam risco algum ao animal.
✔️Evite trocar a alimentação do seu animal de maneira constante.
✔️Use o aspirador para manter a casinha e a cama do animal em ordem e evitar poeira, ácaro e outros elementos incitadores de coceira. 
✔️Fique atento às coceiras recorrentes ou quando o animal interrompe uma atividade, como comer, beber água ou brincar, para se coçar, isso pode ser sintoma de alergia.

👨🏻‍⚕️ Se você desconfia que o seu animalzinho está com alguma alergia, antes de qualquer coisa é necessário levá-lo ao veterinário para ter o diagnóstico certo e, então, iniciar o tratamento se for recomendado.

Fonte: Instagram Rodrigo Goulart


Rodrigo Goulart é vereador e médico veterinário, defende a classe e atua pelos direitos dos animais, fazendo dos seus mandatos trincheiras de luta em prol da causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *