Alimentação úmida pode ser uma alternativa completa e balanceada para nutrir – e refrescar – os pets no verão3 min de leitura

#AgitoPet

 

No primeiro mês do ano, as altas temperaturas têm chamado a atenção. E não são só as pessoas que sofrem com o calor. Assim como nós, os animais também sentem a mudança de temperatura do verão.

Uma das principais consequências é uma maior predisposição a perda de líquidos e,  por isso, é necessário reforçar a oferta de líquidos para mantê-los hidratados. Mas aumentar o consumo de água de um pet nem sempre é uma tarefa fácil.

Uma opção para complementar os potinhos de água fresca espalhados pela casa é oferecer a alimentação úmida, encontrada nas versões lata ou sachê. O ideal é procurar por uma opção completa e balanceada, para garantir todos os nutrientes que o seu pet precisa.

“Os alimentos do tipo úmido têm em sua composição entre 60% a 90% de água, contribuindo não somente com a ingestão hídrica, mas também com a manutenção da saúde do trato urinário dos gatos e cães. Outra vantagem é que é altamente digestível e palatável”, afirma Natália Lopes, Coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin.

O alimento úmido completo e balanceado pode ser oferecido sozinho ou em combinação com o alimento seco – a quantidade ideal está indicada na embalagem ou pode ser consultada com o seu Médico-Veterinário.

Confira os principais benefícios da alimentação úmida:

  • Baixa caloria: uma maior porção com menos calorias auxilia na manutenção do peso. Isso ocorre devido a diluição calórica pelo alto teor de água.

 

  • Saciedade: apetite saciado devido ao volume maior da porção, que favorece a repleção do estômago, ativando os receptores que sinalizarão ao sistema nervoso central os sinais de saciedade.

 

  • Alta palatabilidade: aroma mais evidente e atrativo, associado a uma textura diferente do alimento seco.

Como oferecer ao seu pet:

 

Exclusivamente: é possível nutrir seu pet somente com a versão úmida. Porém, a quantidade correta do alimento precisa ser seguida de acordo com as recomendações da embalagem, que deve indicar também ser um alimento completo e balanceado.

Mix com alimento seco: a alimentação úmida também pode ser fornecida para o seu animal de estimação em conjunto com a ração seca. As quantidades também precisam ser adaptadas conforme orientadas na embalagem.

É importante saber que, se o seu pet nunca teve contato com um alimento úmido, essa inserção deve ser feita de maneira gradativa, inicialmente misturando a ração seca até que ele esteja totalmente confortável com a mudança. E, após fornecido no comedouro, deve ficar disponível por um período de 1 a 2 horas, e então descartado, para evitar alterações das características do alimento.

A Royal Canin possui opções de alimentação úmida para cães e gatos completa e balanceada. Para mais informações sobre o portfólio, consulte o site da marca aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *