Boehringer Ingelheim Saúde Animal, Cobasi e Mars apoiam o projeto ambiental de controle populacional de gatos na ilha
Fernando de Noronha (PE) tem sofrido cada vez mais com a superpopulação de gatos domésticos e da natureza, gerando problemas de saúde pública, danos ambientais, além de comprometer o bem-estar dos animais e das pessoas que circulam por uma das ilhas mais conhecidas do Brasil. Para amenizar a situação, a Ampara Animal criou um projeto para castrar aproximadamente 1.500 gatos e conscientizar sobre a importância da castração dos animais.
De acordo com Juliana Camargo, Presidente da AMPARA Animal – Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados, o projeto pode servir como exemplo para outras Unidades de Conservação no Brasil. “Nossa proposta foi um projeto piloto de censo, sensibilização, captura e esterilização que pudesse ser replicado para outras áreas do Brasil, e a ideia é essa, encontrar parceiros que tenham essa visão e financiem ações de controle animal com viés em saúde pública. Assim ajudaremos de fato a diminuir o abandono e outras séries de maus-tratos”, explica ela.
Para contribuir, a Boehringer Ingelheim doou 500 pipetas de Frontline®, linha composta por soluções que combatem pulgas e carrapatos em cães e gatos, que serão distribuídos entre moradores e agentes públicos. A Cobasi também participou da ação, disponibilizando R$ 10 mil. E a Mars, por meio de sua marca WHISKAS®, doou cerca de 1 tonelada de produtos do seu portfólio (alimentos secos e sachês para gatos castrados) para ajudar a alimentar os gatos da ilha, além de uma quantia em dinheiro para viabilizar o projeto.
De acordo com Bruno Gallerani, Gerente de Marketing para Ecto e Parasiticidas em Animais de Companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, a contribuição reforça o compromisso da companhia com o meio ambiente e o bem-estar dos seres humanos e animais: “A prevenção de doenças é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, turistas e animais da ilha. Neste quesito, podemos ajudar com a doação de verba e medicamentos, refletindo o nosso compromisso com a comunidade local”, diz.
Já a Gerente de Marketing da Cobasi, Daniela Bochi, fala que “a doação para este projeto reforça o compromisso da Cobasi com a causa animal, assumido desde 1998 por meio da inauguração do primeiro centro de adoção da empresa em uma unidade de São Paulo. Além das adoções, queremos atuar de forma maior com as castrações, pois sabemos que isso é extremamente importante para a diminuição da população de animais nas ruas”.
“WHISKAS® abraçou a causa da castração de gatos com o intuito que as pessoas percebam e entendam os benefícios existentes na castração para a saúde dos felinos e que ela também é uma forma de controlar o crescimento populacional, além de evitar o aumento recorrente do abandono dos animais. O apoio a esta ação, em Noronha, soma-se a uma série de outras iniciativas em prol da castração que a marca liderou este ano”, explica Roberto Valdrighi, Gerente de Marketing da marca WHISKAS®.