O banho é um dos serviços mais procurados pelos tutores de pets, que muitas vezes não têm tempo para dar banho no bichinho em casa. Junto com isso, aparecem a preocupação com o bem-estar e a segurança dos animais nessa hora.
“É preciso ter cuidado ao escolher o lugar para levar seu cachorro para tomar banho. O momento do banho deve ser um momento prazeroso, e não estressante para os bichos, além de necessitar de medidas básicas de segurança”, comenta Cleber Santos, adestrador e especialista em comportamento animal da ComportPet.
O especialista indica 5 pontos fundamentais:
- Segurança: Procure um pet shop de sua confiança e, se for a primeira vez que estiver recorrendo a esse serviço, procure indicações de bons locais
- Espaços adequados: Não importa o tamanho do pet, é preciso ter uma estrutura completa para receber bichos de todos os portes. Locais pequenos demais ou inapropriados para o banho podem causar estresse ao animal
- Temperatura da água: É fundamental que a temperatura seja adequada, para que o pet se sinta confortável. Água quente demais pode causar queimaduras, e água muito fria pode causar gripes e resfriados. Fique atento.
- Shampoo e condicionador: Muitos cachorros têm problemas alérgicos, por isso os produtos de banho devem ser de boa qualidade. Certifique-se dos itens usados no local e, se for o caso, leve shampoo e o sabonete de casa.
- Profissionalismo: Os profissionais devem ser bem treinados e cautelosos, tratando o seu bicho de maneira zelosa. Confira se o local em questão contrata apenas pessoas treinadas e que saibam lidar bem com animais.
Seguindo esses cuidados, na visão do especialista, diminui-se o risco de acidentes durante o banho. “Os acidentes mais comuns são afogamento, queimaduras devido à temperatura alta da água, quedas da banheira ou medos e fobias criados devido à conduta inadequada durante o banho”, comenta Cleber.