Problemas no trato gastrointestinal também acomete cães
Diarreia crônica ou aguda, ventre enrijecido e fezes com coloração mais escurecida são sinais de que talvez o cãozinho tenha algum problema gastrointestinal. Entre os distúrbios mais comuns estão as gastrites e as colites, que podem acometer cães de todas as raças e portes.
De acordo com o médico veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, muitos pacientes com problemas intestinais podem desenvolver quadros de desnutrição, causada pela inabilidade do organismo em desempenhar suas funções normais de absorção de nutrientes. Segundo Machado, o cão precisa consumir alimentos específicos para amenizar as crises: “O manejo nutricional de uma doença gastrointestinal exige alimentos formulados com ingredientes específicos, como a proteína de soja, glutamina e prebióticos, que proporcionam alta absorção e ajudam na digestibilidade”.
A dieta especial é coadjuvante à terapia farmacológica e pode ser necessária por toda a vida do animal: “em quadros agudos, crises, o alimento especial deve ser utilizado, no máximo, durante um mês, mas nos caos crônicos o pet precisa consumir ao longo da vida, sempre com acompanhamento veterinário”, completa o médico veterinário da Equilíbrio Super Premium.
Indicação de produto para afecções intestinais:
EQUILÍBRIO VETERINARY Intestinal Cães contém proteína hirolisada de soja, fonte protéica de alta absorção e digestibilidade, e os prebióticos FOS e MOS, capazes de favorecer a saúde intestinal associados aos probióticos.
Esse alimento, de prescrição veterinária, ainda possui nível ideal de energia metabolizável, o que permite ao animal consumir menos alimento para obter a quantidade de calorias necessárias para organismo. Além disso, o fracionamento das refeições e a redução da quantidade de alimento contribuem para um descanso gástrico.
EQUILÍBRIO VETERINARY Intestinal Cães é formulado com glutamina: aminoácido que funciona como agente nutracêutico em distúrbios gastrointestinais, reduzindo a atrofia da mucosa.