O Dia Internacional do Voluntariado e a importância dos pets nas ações por um mundo melhor para todos 

#AgitoPet

Mars desenvolve programas de voluntariado que unem ação social e promoção dos benefícios da interação entre humanos e animais

Há mais de 30 anos, mais precisamente em 1985, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 05 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntariado. O objetivo era estabelecer uma data global para a promoção de ações de voluntariado com grande alcance, em todas as áreas sociais. Desde então é comum ver o engajamento das empresas com doações nas mais diversas comunidades pelo mundo. Algumas, como a Mars, vão um pouco além disso.

Para além das tradicionais doações de itens para instituições, o Programa de Voluntariado da Mars (Mars Volunteer Program, em inglês) dedica também a doação de horas de seus colaboradores, que são convidados a participar de ações comunitárias, como mutirões e visitas, durante períodos em que estariam a serviço da empresa. Só em 2018, foram mais de 900 horas dedicadas a estas atividades no Brasil. Horas estas que, por vezes, contam com uma presença muito especial.

Os animais são parte importante do que a Mars promove enquanto ações de voluntariado. Em 2017, cerca de 50 colaboradores da Mars realizaram uma ação voluntária com os alunos da APAE Campinas. Mais de 100 alunos estiveram com os voluntários, que realizaram atividades de roda de leitura com a presença de cães terapeutas, que atuam como facilitadores da atividade, proporcionando às crianças os inúmeros benefícios do convívio com um animal de estimação.

Já em 2018, foi a vez de Descalvado, também no interior de São Paulo, receber 150 profissionais da Mars na reforma da Praça Rosa Romantini, que foi revitalizada e adaptada para o convívio de animais, se tornando um espaço pet friendly. Este ano, a Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA), da cidade de Mogi Mirim/SP, recebeu o projeto “Uma Aventura Animal”, que consistiu em promover diversas atividades abordando a temática de bem-estar e posse responsável de animais. As crianças, guiadas pelos voluntários da empresa, participaram de diversas atividades lúdicas, jogos e oficinas, onde conceitos relacionados ao bem-estar e posse responsável de animais foram compartilhados. A ação também contou com a presença de um cão terapeuta, que atuou como facilitador das atividades.

Este tipo de troca é foco do Programa de Voluntariado da Mars. Colaboradores dedicam horas às comunidades onde a empresa tem unidades ao redor do mundo. Com a participação dos pets, os ganhos são ainda maiores. A interação entre homem e animal traz comprovadas vantagens no convívio social e processo de aprendizagem, além de conhecimentos sobre responsabilidade e posse responsável, para que cada vez menos animais de estimação sejam abandonados e recebam cuidados necessários relacionados à saúde.

Que o Dia Internacional do Voluntariado cresça sempre neste sentido. Uma grande troca entre empresas, pessoas e, por que não, animais de estimação. Sem dúvidas, a construção de um futuro melhor para todos parte de inciativas como essas.

Deixe uma resposta