Ter um cão em casa costuma ser a alegria de muitas famílias, em especial quando se tem crianças. Mas você sabia que a presença de animais de estimação pode ter vários outros benefícios, inclusive para a saúde? Pois é, o bichinho que faz a festa quando você chega em casa e dá carinho quando se está para baixo pode ser um grande aliado em outros aspectos da vida.
Estudos mostram que em crianças pequenas o convívio com um cão é capaz de reduzir os riscos de desenvolver alergias, por exemplo. O médico veterinário e gerente técnico da MSD, Andrei Nascimento, destaca que até mesmo pesquisas diferentes em vários países demonstram esses benefícios. “Isso é cientificamente comprovado”, diz.
É comum o cãozinho ser adotado a pedido dos filhos, mas Nascimento destaca outros pontos positivos, como o senso de responsabilidade que isso pode despertar nas crianças um pouco mais velhas. “Tem o animal para dar água, comida, limpar o cocô e o xixi, e várias atividades para fazer”, lembra.
Animais e terapia
O uso de animais como os cães em processos terapêuticos também tem resultados positivos, tanto que eles estão presentes em locais onde são tratadas crianças com algum tipo de necessidade especial ou em fisioterapia para idosos. “O paciente faz as atividades com muito mais entusiasmo”, garante Andrei.
Companhia nas grandes cidades
Atualmente, se fala muito na Síndrome do ninho vazio, quando os filhos crescem e saem de casa, seja para estudar ou formar suas próprias famílias. Nesse momento, quem fica pensa em adotar cães para preencher o espaço vazio. A partir daí, o bichinho se torna praticamente mais um membro da família. E mesmo quem deixa a casa dos pais e vai morar sozinho, muitas vezes, busca a companhia de um animal de estimação. “Acaba adotando um animal para fazer parte dessa nova etapa da vida dele”. E esses são só alguns dos benefícios.
Confira abaixo outros pontos positivos do convívio com os pets.