WHISKAS® abraça a causa da castração e ajuda gatos de ONGs4 min de leitura

#AgitoPet

Em parceria com o Hospital Veterinário Pet Care e a Ampara Animal, WHISKAS® quer conscientizar sobre a importância da castração para a saúde e redução do abandono. No Brasil, já são mais de 10 milhões de gatos sem lares.

Para a marca WHISKAS®, da Mars Petcare, alimentar a curiosidade natural dos felinos e priorizar o bem-estar e qualidade de vida deles é fundamental. Por isso, com uma campanha inédita no País, acaba de abraçar uma causa muito importante: a castração.

Durante agosto, mês em que é celebrado o Dia Internacional do Gato (8), e em parceria com o Hospital Veterinário Pet Care e a Ampara Animal, WHISKAS® promoverá a castração de gatinhos de ONGs, ajudará eles a serem adotados e liderará um movimento em prol da conscientização sobre a castração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui mais de 10 milhões de gatos abandonados. Essa é uma triste realidade e que também precisa ser encarada como um problema de saúde pública, já que eles se tornam potenciais transmissores de doenças e zoonoses, como a toxoplasmose e a raiva. Sendo assim, mais importante do que combater o abandono é não deixar que ele aconteça.

“Queremos que as pessoas entendam os benefícios da castração para a saúde dos gatos e que ela é também uma forma de controlar o crescimento populacional e o consequente abandono de animais”, explica Roberto Valdrighi, Gerente de Marketing da marca WHISKAS®.

Números da ABINPET – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – apontam que o gato é um pet que ganhou muita popularidade no Brasil nos últimos tempos: eles já são mais de 23,9 milhões. Segundo o IBGE, de 2012 a 2018 a população de gatos cresceu 20%, uma porcentagem muito maior que a população de cães, e o Brasil é o 4º país do mundo com a maior população de felinos. Sua indepedência e fácil adaptação ao atual estilo de vida dos tutores garantiu aos felinos a preferência, embora, infelizmente, o crescimento do abandono continue se acentuando. “Mesmo conquistando cada vez mais o brasileiro, a quantidade de gatos abandonados ainda é muito grande. A rápida reprodução dos felinos é um problema que agrava a situação, fazendo com que a superpopulação nas ruas se torne cada vez maior”, acrescenta Valdrighi.

Como marca líder no segmento de alimentos para gatos e com o propósito de fazer um mundo melhor para os pets, WHISKAS® sabe de sua responsabilidade em liderar discussões sobre temas tão relevantes e por isso a escolha da castração como causa.  Além de castrar gatinhos recolhidos por ONGs ligadas a Ampara Animal e, em seguida, ajudá-los a encontrar um lar, uma forte campanha digital nas redes sociais da marca ajudará a desmistificar o assunto, abordará a importância do procedimento para a saúde dos felinos e oferecerá orientações aos tutores. E a contribuição de WHISKAS® não para por aí: a marca doará 11 toneladas de produtos para ajudar a alimentar os gatinhos das ONGs participantes da campanha.  

A importância da castração para a saúde dos felinos

Os especialistas do Hospital Veterinário Pet Care afirmam que a castração do gato traz diversos benefícios, tanto para machos como para fêmeas, e é recomendada a partir dos 5 a 6 meses de idade.

Para as fêmeas, é indicada pois evita a ocorrência do cio e também de gestações indesejadas. Além disso, quando realizada antes do primeiro cio – ou no máximo entre o primeiro e o segundo – diminui em quase 99% a incidência de tumores mamários, que hoje é o câncer mais comum em fêmeas não castradas. O procedimento também evita que as fêmeas tenham pseudociese (gestação psicológica), tumores de útero e ovários e infecções de útero (piometra).

Para os gatos machos, a castração é indicada para evitar comportamentos muitas vezes indesejados, como de dominância e marcação de território com urina. Além disso, ela também evita que os felinos entrem em conflitos, já que gatos machos não castrados tendem a competir por fêmeas no cio.

Estudos comprovam que a castração pode dobrar a expectativa de vida do gato. Alguns fatores estão ligados a diminuição do desejo de sair às ruas, onde enfrentam riscos de acidentes, brigas, atropelamentos, envenenamentos, além de aumentar a chance de contrairem doenças graves como leucemia e Aids felina.

Cuidados pós castração

É preciso que o tutor faça adequações na alimentação do gato após a castração para evitar o sobrepeso. Isso porque ela provoca alterações metabólicas e comportamentais, fazendo com que muitos gatos diminuam a atividade física, o que pode levar a um quadro de obesidade. WHISKAS® tem uma linha completa e com produtos que atendem às necessidades nutricionais específicas dos gatos castrados, nas versões de alimentos secos e sachês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *