Alerta do Novembro Azul também é válido para cães

#AgitoPet

Câncer de próstata é comum nos cachorros idosos

O alerta para a prevenção do câncer de próstata do Novembro Azul também é válido para os cães. Segundo a veterinária Fernanda Fonseca, do Centro Médico Veterinário da São Judas – Unimonte, a doença é muito comum nos cachorros idosos, por isso, a necessidade de os tutores ficarem atentos aos exames de rotina.

Assim como os homens, cães machos também possuem a glândula sexual próstata, que é responsável pela produção de um líquido que serve para proteger os espermatozoides.

O câncer de próstata em cães ocorre quando há uma multiplicação anormal e desordenada de células na região, o que causa o inchaço dessa glândula e o comprometimento da saúde do pet.

Os sinais de alerta mais comuns são: sangue na urina, dificuldade para urinar, infecções urinárias recorrentes, gotejamento de sangue pelo pênis e dificuldade ao defecar. “A questão é que, quando os sintomas surgem, a doença já pode estar avançada, então, o ideal é sempre prevenir. E, neste caso, a castração previne o câncer de próstata. Dependendo do estágio do câncer, ela pode ser indicada para o tratamento também”, destaca Fernanda.

Os exames de rotina importantes para a detecção precoce da doença são a palpação retal, raio-X, ultrassom abdominal e exames de sangue e de urina. Esses exames devem ser realizados anualmente em cães machos adultos e idosos não castrados. Eles são os que correspondem ao principal grupo de risco da doença.

“Felizmente, a castração é um procedimento acessível por meio de campanhas gratuitas de prefeituras e organizações não-governamentais, ou seja, é possível prevenir o câncer de próstata nos cães e garantir sua qualidade de vida”.

Deixe uma resposta