Como fazer a tosa de Lhasa Apso?

#AgitoPet

Cuidar dos pelos do seu cãozinho é muito importante para a higiene do bichinho e também para que ele fique com boa aparência. Por isso, é essencial saber alguns truques sobre a tosa de Lhasa Apso quando você é o tutor de um cãozinho dessa raça. 

lhasa apso no sofá

Originário na China, a raça tem como características principais sua alegria e companheirismo, além de longos pelos lisos. Os pelos compridos do pet podem atrapalhar no dia a dia e, caso não sejam lavados e bem escovados, correm o risco de se embaraçar e formar nós. 

Sendo assim, confira nosso artigo e veja quais os principais cuidados a se tomar com os cãezinhos e as principais técnicas de tosa de Lhasa que você pode utilizar para deixá-lo sempre limpinho e confortável.

Equipamentos necessários para a hora da tosa

Uma das principais dúvidas em relação à tosa para Lhasa Apso é o tipo de equipamento mais adequado para ser utilizado. Tanto a tesoura quanto a máquina são úteis durante o processo, porém dão diferentes resultados no pelo. 

Um exemplo disso é que, ao utilizar a tesoura, é possível diminuir o volume dos pelos do seu cachorrinho, além de deixar um corte mais suave e sem nenhuma marcação aparente. 

No caso da utilização da máquina, você tem mais praticidade para fazer a tosa, já que se trata de um equipamento que corta os pelos de forma automática. É mais indicada para quem ainda está aprendendo a fazer a tosa do seu próprio bichinho. Porém, pode deixar um acabamento mais marcado nos pelos.

Tipos de tosa para Lhasa Apso

Além dos diferentes tipos de equipamentos que podem ser utilizados nesse processo, você também pode optar por seguir algum dos tipos de tosa para Lhasa Apso. Confira!

Tosa japonesa

Se você quer manter os pelos do seu pet longos em algumas partes do corpo, então a tosa japonesa é a mais indicada. O principal objetivo nesse estilo é manter uma aparência exótica, que é característica da raça. 

Para isso, é preciso deixar os pelos do corpo bem curtinhos, pode-se utilizar a máquina nesse processo. Já os pelos das orelhas, das patas e do rabinho, ficam mais longos e lisos. Para que fique bem certinho, pode ser necessário a ajuda de um profissional.

Tosa bebê

Já a chamada tosa bebê Lhasa dá um visual de filhote fofo para o cãozinho, já que deixa os pelos bem curtinhos. É ideal para os tutores que precisam de mais praticidade no dia a dia dos cuidados com os pelos do bichinho.

lhasa apso de ponta cabeça

Também dá a ele uma aparência mais jovem e pode ser um pouco mais fácil de ser feita por bem não tem tanta prática. Para que o corte não fique tão marcado, principalmente nos pelos das orelhas, o ideal é que a tosa seja feita com uma tesoura.

Tosa higiênica

A limpeza do seu melhor amigo peludo deve ser uma das prioridades de qualquer tutor. Por isso a tosa higiênica é muito necessária. Geralmente é feita por profissionais, já que exige o uso preciso da tesoura e da máquina simultaneamente.

Porém, se você já tem um pouco mais de prático utilizando os dois equipamentos, então também pode optar por fazer em casa. Essa é uma técnica bastante utilizada ao tosar Lhasa Apso no calor, já que mantém os pelos bem rentes ao corpinho do animal.

Tosa da raça

Como o nome já diz, é a tosa que visa manter as características originais dos pelos do Lhasa Apso, que são mais longos em todo o corpo. Assim você para os pelos, porém mantendo seu formato de crescimento.

É indicada para os tutores que querem manter a estética da raça, evitando mudar sua aparência muito radicalmente. Porém, é necessário ter muito cuidado com a escovação e utilizar produtos que deixem os fios macios e brilhosos. Portanto, é um estilo que exige mais trabalho de manutenção.

Cuidados importantes 

Os cachorros da raça Lhasa Apso se dão bem tanto em apartamentos quanto em casas. São bastante apegados a seus donos, por isso, é importante que tenham companhia na maior parte do tempo.

três lhasa apso na grama

Além disso, os seus pelos necessitam ser escovados com certa frequência, para evitar que se embaracem e para manter a maciez e o aspecto bonito. Para isso, é importante conhecer os tipos de escova para cachorroque existem e escolher a que melhor se adapta ao pelo do seu pet.

Fonte: Petz

Deixe uma resposta