Conjuntivite causa incômodo em pets1 min de leitura

#AgitoPet

Conjuntivite causa incômodo em pets, mas tratamento é simples e rápido

Problema é mais comum do que se imagina

A conjuntivite é uma das alterações oculares mais diagnosticadas na clínica médica de pequenos animais. Essa afecção, é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste a esclera (parte branca dos olhos) e a parte interna da pálpebra. A função dessa membrana é principalmente proteger o globo ocular. 
De acordo com a médica veterinária Stefanie Poblete, analista técnica de marketing da Syntec do Brasil, “as conjuntivites podem ter origens infecciosas, não infecciosas ou ser decorrentes de uma combinação de ambas. Como causas infecciosas temos principalmente, quadros bacterianos e virais. Os quadros não-infecciosos, por sua vez, podem estar relacionados a alergias, mudanças na composição da lágrima, traumas e corpos estranhos.”

As manifestações clínicas podem ser diversas, incluindo secreção ocular, vermelhidão, coceira, podem apresentar dificuldade para abrir os olhos, incômodo com a claridade, lacrimejamento excessivo, além de dor na região dos olhos.

Stefanie esclarece que “ao observar qualquer sinal de desconforto ocular, é essencial a avaliação por um Médico Veterinário. Através do exame físico, e de exames complementares, é possível encontrar a causa e realizar o tratamento adequado. Dessa forma, promovemos o conforto e qualidade de vida ao pet, evitando recidivas.”

No caso dos cães, a veterinária explica que na maioria das vezes, não é necessário isolar o pet contaminado. Já com os felinos, “como a maioria dos casos de conjuntivite é de origem infecciosa, a orientação é evitar o contato direto e o compartilhamento de objetos entre animais doentes e animais saudáveis”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *