Cuidados com os pets em época de forte instabilidade climática

#AgitoPet

A profissional aponta dicas simples para cuidar dos pets e mantê-los saudáveis em tempos de muita mudança no clima 

Mudanças de clima costumam afetar muito pessoas com alergias respiratórias, mas não é exclusividade de humanos. Os pets também precisam de cuidados especiais para evitar que doenças afetem o trato respiratório por conta da baixa umidade do ar ou períodos de transição climático. A Docente e Gestora do Hospital Veterinário da Universidade São Judas – Campus Mooca, Simone Rodrigues Ambrósio, faz o alerta e traz dicas que vão ajudar os tutores a evitar crises alérgicas e doenças como a tosse dos canis e complicações que atingem o pulmão dos pets. 

Em épocas de instabilidade no clima os cães podem apresentar a chamada tosse dos canis, que é causada por uma bactéria que atinge o trato respiratório quando está ressecado em decorrência da baixa umidade. O tutor precisa ficar atento aos primeiros sintomas para que o tratamento seja feito antes que o quadro agrave. Caso o cão não receba o cuidado devido, a doença pode evoluir, atingir o pulmão e gerar complicações como dificuldade de respirar, cansaço e falta de apetite.  

Para evitar qualquer problema na saúde do seu pet em decorrência da mudança climática, a veterinária traz algumas dicas: 

Vacinação: 

Existem vacinas que protegem contra a tosse dos canis, o que evita que o animal contraia a doença e possa ter alguma complicação. Antes de aplicar a vacina, é importante consultar o médico veterinário para que a medicação seja indicada pelo profissional. 

Alimentação: 

Uma boa alimentação é capaz de proteger os pets de diversas doenças, pois contribui para aumento da imunidade. A veterinária recomenda que os tutores alimentem o animal com rações balanceadas e afirma que legumes como batata-doce, chuchu e cenoura contribuem para uma dieta saudável. 

 

Umidificador de ar: 

 

O umidificador de ar é bastante comum em cidades com tempo muito seco, mas pouco sabem que os animais também podem ser beneficiados com a utilização dele. O aparelho favorece a umidificação das vias aéreas que ficam ressecadas em consequência do tempo, o que torna o trato respiratório menos suscetível à infecções. 

Deixe uma resposta