Dia do Amigo: Relação entre homens e seus animais de companhia pode evoluir além da amizade

#AgitoPet


Dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo e nesta data, quando parceiros tão especiais são homenageados, a relação afetiva entre homens e seus animais de companhia merece ser celebrada. Seja cachorro ou gato, pets que têm mais presença nas famílias, ou ainda outra espécie, os animais de estimação ocupam um lugar especial no coração de grande parte da população em todo o mundo. No Brasil, eles somam mais de 132 milhões (segundo o IBGE), e este número cresce a cada ano, comprovando que contar com a parceria de um animal proporciona muitas alegrias.


Essa relação tão especial é capaz de evoluir além da amizade e criar conexões profundas. Não são raras as histórias de animais de estimação que ajudam a melhorar a vida de seus tutores.


Ricardo Pedroso é atleta de goalball e perdeu totalmente a visão há 15 anos, após sofrer um acidente de carro. Na época, recebeu Emma, um cão-guia que rapidamente se tornou sua melhor amiga e faz parte da rotina do ex-atleta há dez anos. Durante esses anos de amizade e cumplicidade, os dois colecionam muitas histórias, que incluem viagens de avião, de navio, lembranças boas deste relacionamento. Ricardo destaca: “Temos tantas histórias para contar que daria para escrever um livro! Emma é muito mais do que uma amiga, ela é o anjo de quatro patas que transformou a minha vida”.


Após esses anos em serviço, Emma está se aposentando e, em seu lugar, entrará o labrador Logan, doado pelo Instituto Magnus, o maior centro de formação de cão-guia da América Latina, que conta com uma estrutura completa dentro de seus 15 mil metros quadrados. Desde sua inauguração, em setembro de 2018, já doou 30 cães e atualmente tem 50 animais em processo de treinamento.

Mas a relação de amizade entre Ricardo e Emma não será interrompida com sua aposentadoria. A companheira permanecerá com ele, não mais como guia, mas agora como pet.

Deixe uma resposta