VOCÊ SABIA? MEDICAMENTO MANIPULADO MINIMIZA DORES NOS PETS CAUSADAS PELO INVERNO
Problemas nas articulações, dores musculares, traqueobronquite canina e rinotraqueite felina são algumas doenças típicas da estação mais fria do ano e que podem ser tratadas de maneira eficaz com medicamentos manipulados. “Apoiada em diversas pesquisas científicas e num rigoroso controle de qualidade, a manipulação veterinária reúne matérias-primas importadas e, muitas vezes, exclusivas, garantindo a eficácia do tratamento. Além disso, o medicamento é manipulado na dose certa para cada tipo de animal, levando-se em conta seu porte, raça e características biológicas”, explica a veterinária da rede DrogaVET, Mariana Mauger.
Desta forma, numa mesma manipulação o medicamento pode reunir diferentes princípios ativos com o objetivo de tratar não só a doença principal, mas também aquelas associadas às características do pet, tais como a idade, a obesidade ou alergias. “Nesse último caso, é possível tratar, por exemplo, a osteoartrose em forma de biscoito hipoalergênico. Já um animal obeso pode ser medicado com biscoitos que ajudam no emagracimento, incluindo, na fórmula, os ativos Chitosan e Berinjela. Aos idosos com osteoartrose, a manipulação veterinária permite associar a Condroitina e um complexo antienvelhecimento como a Coenzima Q10 e o Ômega 3”, exemplifica a veterinária da rede.
No caso da idade, a profissional salienta ainda que, a partir dos sete anos, o animal já tende a desenvolver doenças hormonais, articulares e a diminuir a musculatura, agravado pela diminuiçao das camadas de gordura eliminadas pelo organismo. Desse modo, o animal se torna muito mais suscetível ao frio e ao vento gelado, característicos dessa estação”, alerta a especialista.
Além dessas dicas, a especialista detalha quais doenças são mais comuns nessa época do ano, quais delas incidem mais em pets idosos e como o tutor pode identificar doenças articulares em seus animais de estimação nesse post disponível no site da DrogaVET, clique aqui.