Kuvasz nascido no Brasil chega pela 1ª vez no pódio da Mostra Mundial de Cães1 min de leitura

#AgitoPet

Pela primeira vez na história, um cachorro da raça Kuvasz, pastor húngaro, subiu ao pódio em uma Mostra Mundial de Cães, a World Dog Show (WDS). A exposição mundial deste ano foi realizada em Zagreb, na Croácia, entre os dias 24 e 29 de abril, na qual participaram mais de 20 mil cães. O Emek Hayarden Cudar, criado em São Paulo, se destacou na competição, ocupando o terceiro lugar no grupo de “Cães Pastores” (Grupo 1).

Cudar, filho de Nadas-Kincse Delceg Gege, nascido na Hungria, e de Nina – Prince of the Dogs, nascida no Brasil, disputou com outros 1.780 cães do Grupo 1, demonstrando sua aderência ao padrão da raça, excelentes características anatômicas e destreza de movimentos, resultados de uma empenhada preparação.

Vivendo atualmente nos Estados Unidos com a família Clegg, seus donos, Cudar é fruto de uma parceria entre Hungria, Brasil, EUA e Canadá. Os Clegg atuam na cinofilia norte-americana há mas de 40 anos. Cudar é apresentado por Caroline Clegg, uma das mais importantes handlers nos Estados Unidas. Hoje com 23 anos, Caroline começou a apresentar cães com 9 anos.

“Essa vitória histórica foi um avanço enorme para as raças de cães húngaras como o Kuvasz”, destaca Michael Altit, advogado em São Paulo, responsável pelo canil Emek Hayarden (Vale do Jordão), que fica no bairro do Morumbi, onde Cudar nasceu e foi criado até sua mudança para os Estados Unidos aos 6 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *