Meu cachorro só quer dormir e não come

#AgitoPet
cachorro bocejando

Nada nos agrada mais do que ver nossos peludos ativos e alegres, não é mesmo? Quando os cachorros demonstram cansaço excessivo e falta de apetite, porém, ficamos bem preocupados. Afinal, esses podem ser indicativos de que algo não está certo. Mas o que pode ser quando o meu cachorro só quer dormir e não come

cachorro dormindo

Em geral, pensamos nos cachorros como pets muito ativos e cheios de energia. Porém, assim como a gente, eles também podem ter seus dias de preguiça. É o que acontece, por exemplo, em dias muito quentes ou depois de realizarem atividades físicas.

Sendo assim, não é necessário se desesperar com um cachorro triste e sem querer comer.Afinal, pode ser apenas que ele esteja bem exausto. Porém, se ele não apresentar melhoras, o mais indicado é procurar um veterinário. A seguir, vamos tentar explicar o que pode estar acontecendo com o pet.

Cachorro dorme muito e não come: entenda o que pode ser

Especialmente para tutores que convivem com pets comilões, é preocupante perceber que o companheiro pulou uma refeição e está mais dorminhoco que de costume.  “Mas o que pode estar acontecendo se meu cachorro anda triste e não quer comer?”, você deve estar se perguntando.

De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz, a falta de apetite é um sinal que deve ser acompanhado com atenção. No entanto, saiba que nem sempre a inapetência e a sonolência indicam algum problema de saúde. “Então por que meu cachorro só quer dormir e dispensa comida?”.

A especialista esclarece: “Mudanças climáticas, como no caso do calor excessivo, e mudanças no ambiente são fatores que podem ocasionar esses sintomas”. Portanto, em dias e horários mais quentes, é interessante buscar um ambiente mais fresquinho para o pet e observar se ele fica mais disposto. 

pessoa oferecendo comida ao cão

“Mas e se o meu cachorro só quer dormir e não come por outros motivos que não as mudanças no ambiente?” Nesse caso, se o cãozinho apresentar outros sintomas, o mais indicado é procurar um veterinário qualificado. 

Quando procurar ajuda?

Como explicamos, quando um cão adulto ou filhote só dorme e não quer comer, pode ser, sim, que ele só esteja com preguiça. Então, antes de se preocupar seriamente, pense em como foram as últimas horas do bichinho. Quais atividades ele pode ter realizado para estar tão cansado?

“Mas o que fazer se meu cachorro só quer dormir e não come há muito tempo?”. A Dra. Ana Paula Barcelos orienta: “Se a situação já está se estendendo por vários dias ou está associada a outros sintomas, é necessário que o tutor procure um veterinário”.

A veterinária explica que diversas doenças podem causar sonolência e falta de apetite, mas as doenças endócrinas estão entre as causas mais comuns. “Então quer dizer que meu cachorro está triste e não quer comer por conta de uma disfunção endócrina?” Não exatamente. 

Para ter certeza, vale ficar atento a alguns sintomas. Entre eles: sede excessiva, aumento no volume de urina, ganho ou perda de peso sem motivo aparente e problemas de pele. Esses podem ser indicativos de algum problema com as glândulas. Porém, apenas um veterinário poderá realizar um diagnóstico preciso. 

Como deve ser feito o tratamento de um cachorro que só dorme e não come?

Mas como reagir ao notar que meu cachorro só quer dormir e não come? Primeiro, considere há quanto tempo o pet vem apresentando esses sintomas. Por mais que pareçam ter origem em fatores ambientais, como mudanças no tempo, quadros persistentes sempre devem ser investigados por um profissional.

Além disso, se forem acompanhadas por outros sintomas, a inapetência e sonolência também devem ser analisadas por um veterinário. Afinal, pode ser que o seu bichinho esteja passando por maus bocados. Assim, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor.

Fonte: Blog Petz

Deixe uma resposta