No Dia do Amigo e sempre, o pet é a sua melhor companhia

#AgitoPet

Pesquisas demonstram que a interação com animais de estimação é muito benéfica para os humanos

Seres humanos são extremamente sociáveis e, ao longo de nossas vidas, criamos laços afetivos com outros indivíduos que nos ajudam a lidar com diversas situações, tanto de alegria, quanto de tristeza. E essa relação afetiva é tão importante para nós que criamos uma data específica para celebrar: o Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho.

E quem disse que a amizade precisa ser restrita às pessoas? Há anos, cães e gatos também têm sua importância reconhecida quando esse assunto entra em pauta. Principalmente nos últimos tempos, devido ao isolamento social, muitas pessoas se viram em casa apenas com seus animais de estimação e puderam comprovar, na prática, os reais benefícios de uma convivência diária com eles. Por isso, nada mais justo do que chamá-los de melhores amigos, não é?

Estudos já realizados pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare – dona das marcas ROYAL CANIN®, PEDIGREE® e WHISKAS®, constataram que compartilhar bons e maus momentos da vida com um pet pode ajudar as pessoas a se manterem mais felizes e saudáveis. Observa-se, ainda, que pessoas com animais de estimação têm respostas fisiológicas mais saudáveis ao estresse, inclusive frequência cardíaca e pressão sanguínea de base mais baixas. Outro aspecto já observado foi a base hormonal do vínculo entre humanos e animais, que demonstrou que, enquanto uma pessoa brinca ou acaricia um pet, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem e os de ocitocina (hormônio do bem-estar) aumentam em seu organismo.

A influência dos pets na vida dos humanos é tanta que, inclusive, influencia a rotina de seus tutores. Uma pesquisa realizada pela Mars Petcare, com 1.000 tutores de cães e 1.000 tutores de gatos, revelou nos tutores de cães que a convivência com o pet estimulou a prática de exercícios físicos e muitos relataram a propensão a corrida. Já os tutores de gatos confessaram que dividem com eles seus pensamentos e segredos mais íntimos. Com laços tão fortes, 2/3 dos entrevistados confirmaram que seus pets são incluídos em seu planejamento de vida, mais de 1/5 levam seus pets junto nas férias, mais de 1/3 relataram comprar presentes para eles em aniversários e datas comemorativas e 1/4 faz suas refeições na companhia de seus pets.

Além disso, pesquisas realizadas pela Mars Petcare, em parceria com o Human Animal Bond Research Institute (HABRI), em 2019, demostraram que 80% dos tutores entrevistados confirmaram que a presença de um pet em suas vidas os deixou menos solitários.

E os benefícios dessa amizade não se restringem aos adultos. Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge e pelo Centro WALTHAM™ revelou que crianças se relacionam melhor com seus animais de estimação do que com seus irmãos.

Apesar de o pet não responder verbalmente, o nível de revelações para eles é grande e é visto como um benefício, pois isso significa que eles não fazem nenhum tipo julgamento, se estabelecendo uma relação de muita confiança. WALTHAM™ também foi precursor de um outro estudo, conduzido juntamente com a Universidade de Liverpool, que sustenta a convicção de que crescer com um animal de estimação pode trazer benefícios sociais, emocionais e educacionais às crianças e adolescentes.

Crianças com animais de estimação tendem a ter a autoestima mais elevada, se sentem menos sozinhas e têm mais habilidades sociais, ajudando no desenvolvimento saudável.

É ou não é uma linda amizade que merece ser celebrada no dia de hoje e sempre?!

Deixe uma resposta