Saiba como cuidar do pet durante a estação mais quente do ano

#AgitoPet

 

Dia 21 de dezembro chega o verão e, com ele, o aumento de algumas doenças específicas do clima quente

Esse é o período do ano em que as férias e o calor formam a combinação perfeita para quem tem pets e quer aproveitar, ao máximo, momentos de diversão em família. Contudo, é nessa época também que os tutores precisam tomar um cuidado especial com a saúde dos pets. 

A Dra. Fernanda Marques, médica veterinária, membro da Comac (Comissão de Animais de Companhia do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) e gerente de Marketing da Vetnil, faz alerta sobre a importância dos tutores redobrarem a atenção, pois o aumento da incidência de determinadas doenças é comum no verão, principalmente daquelas relacionadas à pele: “O tutor deve aderir ao uso de shampoos adequados e desenvolvidos especificamente para cães e gatos. A secagem dos pelos deve ser muito bem feita para evitar o aparecimento de doenças de pele”, explica. A tosa também é bem-vinda nessa época do ano com o intuito de refrescar, mas não nem sempre traz benefícios para todos os tipos de pets. Algumas raças não estão adaptadas às temperaturas tropicais e o tutor deve ficar atento, pois, neste caso, o pelo protege o animal.

O uso do ar condicionado também é muito comum nesse período, mas, nem sempre é a melhor opção para a saúde do pet. “O ar condicionado ajuda a manter o ambiente agradável, mas pode torná-lo mais seco e a falta de higienização adequada pode acarretar em problemas respiratórios. Por isso, atenção aos olhos: utilize colírio lubrificante para evitar o ressecamento e mantenha a manutenção do ar condicionado em dia”, recomenda a Dra. Marques.

Para aproveitar esse momento de alegria com a família toda, vale estar ciente de cuidados básicos que precisará dedicar ao seu pet em dois cenários diferentes, como:

 

Vai ao campo:

Certifique-se que o local é seguro e fechado;

Na piscina, acompanhe o pet e não se esqueça de secá-lo bem;

Tenha certeza que ele está saudável;

 

Vai à praia:

Certifique-se que ela é autorizada para a presença de pets;

Cuida da higiene do pet para que ele se livre da areia;

Lembre-se de checar a saúde do pet;

 

Outros pontos de atenção, independente de onde passarão os dias de folga, são:

Como algumas doenças podem ser transmissíveis, antes de viajar, visite o veterinário para ter certeza de que a saúde do seu animal de estimação está boa e que poderá aproveitar as férias com a família, sem se preocupar com mais nada, só em relaxar e curtir.

Deixe uma resposta