São Judas realiza o Novembro Azul Pet

#AgitoPet

Professores e alunos de Medicina Veterinária realizarão avaliações clínicas e exames preventivos em cães e gatos no Campus da Mooca

O novembro azul PET é dedicado a prevenção de afecções prostáticas em animais domésticos, que também estão suscetíveis a contrair a doença se não receberem os devidos cuidados. Visando esta causa, a Universidade São Judas, juntamente com professores e alunos do curso de Medicina Veterinária realizarão avaliações gratuitas na unidade da Mooca. Os tutores podem levar seus bichinhos de estimação para serem avaliados entre os dias 16 e 19 de novembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h. O atendimento é gratuito e os interessados não precisam fazer inscrição. Quem comparecer deverá levar apenas 1Kg de alimento não perecível, que será destinado a paróquia São Judas Tadeu.

Apesar de ser a primeira vez que a Universidade organiza o “Novembro Azul PET”, a expectativa é muito positiva. Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária, Simone Rodrigues Ambrosio, em outubro – mês dedicado a prevenção do câncer de mama – a São Judas realizou o “Outubro Rosa PET” e recebeu 39 animais para realizarem uma avaliação gratuita. ‘’A importância dessa ativação é garantir a saúde dos pets avaliados por meio do exame clínico, evitando possíveis tumores testiculares, além de conscientizar a toda sociedade sobre a importância da castração para evitar afeções prostática” sinaliza a professora.

O aluno Leopoldo Gardim do 3° ano do curso de Medicina Veterinária, está motivado com a ação da São Judas e pontua a sua importância. ‘’Estar em um projeto como esse é muito mais do que ajudar um tutor e seu animal. É fazer a diferença na qualidade de vida do PET, e com isso adquirir conhecimento e experiência profissional’’, ressalta o estudante.

Fique atento aos sintomas

Apesar do câncer de próstata não ter sintomas específicos e ser raro em pets ele é extremamente agressivo. O aluno Leopoldo Gardim salienta que é importante ter atenção redobrada caso o animal apresente sintomas como perda de apetite, dificuldade para urinar (tais como espasmos musculares ao tentar urinar), presença de sangue na urina e dificuldade de defecar.

Como prevenir

O câncer de próstata animal, acomete em especial, cães machos de meia-idade ou idosos. Então é importante que, além de consultas regulares com médico, os donos de seus animais fiquem atentos e mantenham atualizada a vacinação e vermifugação dos pets, além de manter uma alimentação saudável e exercícios físicos.

Serviço:

O que: Novembro Azul PET

Quando: 16 a 19 de novembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Onde: Universidade São Judas no saguão térreo da unidade Mooca

Quanto: Gratuito

Deixe uma resposta