Tutores que dividem cama com pets dormem melhor2 min de leitura

#AgitoPet

Se você é criticado por amigos e parentes pelo simples fato de gostar de dormir na cama agarradinho com seu cão ou gato, uma nova pesquisa feita pelo Centro de Medicina do Sono na Clínica Mayo, em Scottsdale, Arizona, nos Estados Unidos, pode fornecer argumentos que comprovam que quem divide a cama com cães e gatos dormem melhor. Em 2013, a mesma clínica havia constatado que metade dos pacientes que os procuravam tinham problemas para dormir justamente por serem acordados com frequência pelos peludos.

Contudo, nessa nova pesquisa em outubro de 2015, decidiram investigar se, quando pets não incomodam os donos, a companhia deles poderia ou não contribuir positivamente para uma boa noite de sono.

A pesquisa contou com 150 pessoas, das quais 56% dormiam com seus cães e gatos. “Como passamos muitas horas dormindo, donos de pets considerados membros da família não querem excluí-los das noites de sono”, opina a psicanalista Lois Krahn, autora do estudo. Dessa amostra de tutores, apenas 20% eram acordados pelos pets no meio da noite e 41% dormiam melhor com a presença dos animais de estimação.

Os motivos de tanta satisfação são o relaxamento e o sentimento de segurança que proporcionam uma melhor noite de sono. Uma senhora de 64 anos, por exemplo, relatou que quando o cão dormia embaixo das cobertas, aninhado em seus pés, se sentia muito bem. Outra mulher, esta casada, disse que seus dois cães eram “esquentadores de camas” e que dormir com seu gato no peito tinha efeito calmante.

Os resultados desse novo estudo, segundo a psicanalista, podem estar associados ao maior número de pets dormindo na cama de seus donos nos dias de hoje. Em 2002, por exemplo, apenas 1% dos pacientes reclamava de problemas no sono causados pelos pets. Com o aumento de cães e gatos nas camas de tutores, é normal que as reclamações aumentem, assim como sobe o número de pessoas satisfeitas por passarem a noite na companhia do amigo de quatro patas. O objetivo do estudo é conseguir ajudar pacientes a otimizar suas noites de sono e a encontrar soluções para melhorar o descanso, mesmo com a presença do pet.

Dados de 2012 da pesquisa Radar Pet realizada em sete capitais brasileiras pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) apontaram que 55% dos cães dormem dentro de casa e, destes, 23% ficam no quarto dos tutores. Nos Estados Unidos, os dados são ainda mais surpreendentes. Segundo a American Pet Products Association, quase metade dos 78 milhões de cães tidos como pets no país dormem com seus donos na cama.

Fonte: Cães e Cia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *