VERMÍFUGO PARA CÃES
Médico veterinário da Naturalis explica que, além da medicação, boa higienização é fundamental para livrar os pets de vermes
O vermífugo é o principal método para prevenir doenças causadas por vermes nos pets. Tem como função proteger o seu companheiro, garantindo que estes parasitas fiquem longe dele. Para isso, é importante saber quando e como oferecer a seu cão.
Segundo o médico veterinário da Naturalis, Marcello Machado, a primeira dose de vermífugo para cães, deve ocorrer desde filhotes, entre os 15° e 30° dia de vida. Após isso, a medicação, de maneira geral, deve ser repetida de 15 em 15 dias, por três vezes consecutivas no caso de filhotes. O tratamento é feito de forma líquida e oral; já a manutenção, que ocorre após seis meses, é feita através de drágeas. As cadelas grávidas também devem tomar o vermífugo, afim de evitar que a mãe transmita vermes para os filhotes.
Sintomas
“Um dos sintomas apresentados por cachorro com verme é o sangue nas fezes. Também é comum encontrar vermes no meio delas. Neste caso, o animal sofre com a perda de apetite e, consequentemente, de peso. Quedas de pelo, diarreia e vômitos também podem aparecer. Em todos os casos, é indicado que o pet seja levado ao veterinário”, orienta Machado.
Um dos possíveis sinais de verme pode ser quando o cachorro esfrega o bumbum no chão para aliviar o desconforto e a coceira.
Higiene
Além de oferecer o vermífugo ao animal desde os primeiros dias de vida, outros cuidados são importantes para que o bichano fique longe dos vermes.
“Em casos para animais já contaminados, uma das orientações é para que o tutor higienize o local onde o pet faz suas necessidades. O ato irá eliminar os ovos de vermes e contribuirá diretamente para a recuperação do cão”, ressalta o veterinário.
A higiene geral do pet também é fator indispensável. Pulgas, por exemplo, são agentes transmissores, por isso, é necessário ficar de olho nos parasitas para evitar futuras complicações e manter o bem-estar do cachorro.
Também é de extrema importância manter uma rotina de banhos. Para isso, o veterinário deve ser consultado para indicar a frequência recomendada, além de manter escovações regulares, que, além de serem úteis para a eliminação de pelos mortos, também são importantes para inspecionar a busca por pulgas e carrapatos.
Em todos os casos, a consulta com um médico veterinário é importante para manter a boa saúde do cão e deixa-lo livre de quaisquer doenças.