Campanha Setembro Vermelho alerta sobre doença cardíaca em cães

#AgitoPet

Campanha da Elanco em parceria com Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária destaca cuidados preventivos ao melhor amigo do homem

Elanco Saúde Animal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, promove mais uma edição de sua campanha Setembro Vermelho.

O amor de um cão por seu dono é incondicional, algo tão imensurável que talvez pareça ser impossível retribuir a altura. Quem tem um cachorro sempre pensa em como agradá-lo e mimá-lo, mas não é raro encontrar quem se esqueça dos cuidados preventivos com a saúde do melhor amigo, por vezes só procura um veterinário quando algum problema visível começa a preocupar.

Cuidar preventivamente da saúde desse amigo tão leal é uma forma preciosa de retribuir esse amor e poder, então, contar com sua companhia por um longo tempo. Com esse foco a Elanco Saúde Animal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, promove mais uma edição de sua campanha Setembro Vermelho, que tem como objetivo conscientizar veterinários e tutores de cães sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas. 

A empresa vem cada vez mais se firmando como referência no tratamento das doenças cardíacas e renais em pets. Por conta disso, se empenha com muita objetividade nas ações para essa campanha, onde tem a possibilidade de abordar o assunto com grande ênfase e assim ressaltar a importância da detecção e tratamento precoces. 

A gerente de Marketing da Área Pet da Elanco Saúde Animal para América Latina, Bruna Tadini, explica que os produtos da empresa se tornaram líderes do segmento exatamente por irem de encontro ao problema, oferecendo alta qualidade e eficácia na resposta ao tratamento, e consequentemente proporcionando melhoria do bem-estar e qualidade de vida do animal.

“A Elanco procura estreitar cada vez mais o relacionamento com os veterinários e não somente para oferecer o melhor produto disponível para essas doenças, mas reforçar o viés educacional, por isso esta campanha é um instrumento valioso e a cada ano vem se superando”, relata Bruna.

Ela ainda complementa contando que a edição de 2020 vem com uma força ainda maior. “A Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, diferente dos anos anteriores, não só deu seu apoio, mas tornou-se efetivamente parceira na elaboração das ações juntamente com a Elanco”, completa.

Metas do Setembro Vermelho

As metas principais dessa campanha são levar aos consultórios e lares a conscientização para o diagnóstico precoce de doenças do coração e alertar que esse é o melhor caminho para um tratamento mais eficaz e com resultados mais promissores.

Para promover uma vida longa e saudável aos animais todo cuidado e atenção são primordiais, pois possibilitam a prevenção ou detecção precoce das alterações cardíacas importantes.

Segundo Lilian Petrus, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, as principais enfermidades identificadas nos consultórios, são ‘mixomatosa mitral’ e a ‘cardiomiopatia dilatada’. De acordo com a profissional, a ‘mixomatosa’ é de progressão lenta e começa em cães, em geral, de meia idade.

Ela explica que é preciso ficar atento às mudanças de comportamento e saúde no cão, como a intolerância a exercícios, cansaço, tosse, falta de ar e desmaio. “Nesses casos, a tosse parece um engasgo e a falta de ar pode ser identificada por uma respiração mais ofegante, principalmente em repouso, o tutor percebe que o cão está desconfortável”, elucida.

Avanço da idade

Lilian alerta para o aumento do risco a partir dos 5 anos de idade do cão e conforme a idade avança, e é “por esse motivo a realização de check-ups periódicos com um médico veterinário torna-se imprescindível”. Ela ainda destaca a importância de se evitar mudanças na rotina dos pacientes, porém respeitando sempre seus limites. “O cão também não pode perder peso, mesmo com a redução na quantidade de sal da dieta, comum em cães cardiopatas. É preciso deixar o alimento atrativo para que ele se mantenha interessado em comer”, pondera.

Os cães mais vulneráveis às doenças do coração são normalmente os mais idosos e de pequeno porte, mas vale ressaltar que essa patologia também pode acometer também os cães de médio e grande porte. 

SETEMBRO VERMELHO | PROGRAMAÇÃO

Algumas ações bem bacanas foram elaboradas pela Elanco para este mês e estão dispostas no cronograma a seguir:

• Durante todo o mês o público pode conhecer mais sobre a campanha e as doenças cardíacas em www.elanco.com.br/setembrovermelho. Os médicos veterinários têm acesso exclusivo a uma coletânea de sons cardíacos, feita para auxiliar no diagnóstico e conversa com os tutores.

•22/09/2020 às 20h00: webinar para médicos veterinários “Atualizações da Doença Valvar Crônica de Mitral em Cães” com o Dr. Ronaldo Jun. Inscrições gratuitas pelo link https://attendee.gotowebinar.com/register/4472847795216243984?source=Email+Invites+via+Marketo.

Em 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, a Elanco promoverá uma Live aberta a todos os interessados no perfil @elancopets, onde o Dr. Marlos Gonçalves conversará com tutores, veterinários e estudantes da área, tirando suas dúvidas sobre o assunto.

DIA: 29/09/2020 

HORÁRIO: 19h00

LINK: @elancopets

Deixe uma resposta