Como evitar a intoxicação dos pets por produtos de limpeza

#AgitoPet

Durante a pandemia do Coronavírus os casos de intoxicação de pets por produtos de limpeza aumentaram expressivamente, isso porque muitos tutores passaram a fazer limpezas pesadas nas residências e até nos próprios animais.

É importante manter a casa e os bichinhos higienizados nesse momento, porém é essencial que a faxina seja consciente, utilizando produtos que não prejudicam a saúde dos nossos amiguinhos. Veja algumas dicas para manter a casa esterilizada e livre de intoxicações:

✅🏠 QUAL PRODUTO USAR PARA LIMPAR A CASA?
O mais indicado para o chão são os desinfetantes bactericidas a base de amônia quaternária. Existem várias marcas a venda nos pet shops e lojas virtuais. Mas não deve ser usado puro! É necessário realizar a diluição certa, indicada no rótulo do produto. Aplique a diluição, de preferência, com um pano. Por precaução, os pets não devem pisar no ambiente lavado, somente quando já estiver seco.

❌🏠 QUAL PRODUTO NÃO USAR PARA LIMPAR A CASA?
Água sanitária e creolina são produtos altamente tóxicos e não indicados para usar em casas que tenham pet ou criança.

✅🐾 COMO HIGIENIZAR AS PATINHAS?
Mesmo que amônia quaternária seja ótima para passar na casa, ela jamais deve ser aplicada no animal, assim como água sanitária, creolina ou qualquer outro produto que não tiver prescrição de um médico veterinário.
O mais eficiente e indicado é a boa e velha água com sabão. Lave as almofadinhas da pata (coxins) com água morna e sabonete líquido ou shampoo pet se possível. Enxágue bem para não ficar resquício do sabão nos pelos.

♻️ Essas práticas podem ser seguidas não apenas para conter o Coronavírus, mas como uma rotina saudável de higienização e segurança. 

Rodrigo Goulart é vereador e médico veterinário, defende a classe e atua pelos direitos dos animais, fazendo dos seus mandatos trincheiras de luta em prol da causa.

Fonte: Instagram Rodrigo Goulart

Deixe uma resposta