Escovação e saúde bucal dos pets

#AgitoPet

Ter um animal de estimação exige muita atenção e cuidado. Além de boa alimentação, passeios, idas ao veterinário, vacinação e vermifugação, existe mais um item que alguns tutores acabam esquecendo: a higiene bucal do pet.


Veja algumas dicas que podem ajudar a manter a boca do seu amigo muito mais saudável:

🦷 A escovação ajuda a combater a placa bacteriana, o tártaro e previne o acometimento de algumas doenças periodontais. É um hábito que deve fazer parte da rotina desde filhote. De qualquer maneira, nunca é tarde para aprender o que é bom!


O mais recomendado é efetuar a escovação, uma vez na semana, utilizando escova canina no estilo dedeira, podendo incluir, também, creme dental, mas esse item não se aplica a todos os casos.

⭐ Além da escovação, existem diferentes métodos complementares:

➡️ Spray antisséptico – Fácil e prático. Auxilia na prevenção e tratamento de infecções, além de combater o mau hálito;


➡️ Petiscos antitártaro – O mais atrativo para os cachorros e costuma não ter contraindicação. Combate o tártaro através da ação mecânica do mastigar, mas é menos eficaz do que outros produtos.


➡️ Brinquedos antitártaro – assim como todo brinquedo, os cachorros costumam adorar! Trabalham de forma semelhante aos petiscos, limpando mecanicamente. Geralmente são bons para pets jovens e com muita energia.


➡️ Solução bucal – Uma alternativa prática é o aditivo de água para cães. Mistura-se a solução na água do cachorro, para que o produto possa agir enquanto o pet se hidrata.

*️⃣ Mesmo com tudo isso, ainda é necessário um cuidado especial na alimentação. Ofereça sempre uma dieta balanceada e apenas petiscos desenvolvidos exclusivamente para pets devem ser oferecidos. 

👨🏻‍⚕️ Essas dicas ajudarão a conservar a saúde bucal, mas nada substitui a ida ao veterinário, pois ele é quem pode identificar se a limpeza está sendo feita da maneira mais adequada para o seu cãozinho.

Fonte: Vereador Rodrigo Goulart

Deixe uma resposta