O que hamster não pode comer?

#AgitoPet
hamster comendo

Graças ao desenvolvimento de rações específicas, ficou mais fácil proporcionar uma alimentação balanceada para os hamsters. Ainda assim, por mais que assegurem a maior parte da nutrição, os alimentos extrusados não são suficientes para garantir toda a vitalidade. Isso traz à tona o questionamento: o que hamster não pode comer?

hamster comendo

Isso porque também é importante oferecer outros alimentos variados, como frutas, legumes e até proteína animal. No entanto, certos alimentos ingeridos pelos seres humanos podem ser perigosos para o seu amigo roedor. Portanto, continue lendo e descubra o que hamster não pode comer.

Ração peletizada: ela é a base da alimentação

Hamsters são animais onívoros, portanto dependem da ingestão de alimentos de diferentes classes alimentícias. Nesse sentido, o famoso mix de sementes que no passado era comum como base da dieta dos roedores, além de gorduroso, é muito pobre em nutrientes. 

Não bastasse isso, assim como algumas aves, os hamsters também têm o hábito de selecionar seus alimentos favoritos. Isso dificulta ainda mais a obtenção de uma nutrição adequada. 

É por esse motivo que as rações peletizadas são a melhor opção para servir de base da dieta desses roedores. Desenvolvidas de acordo com as necessidades específicas desta família de animais e por meio do processo de extrusão, essas rações garantem a ingestão da mesma quantidade de nutrientes a cada mordida. 

Algumas opções são tão completas que inclusive já vêm com quantidades recomendadas de sementes e de frutas e legumes desidratados. No entanto, o ideal é uma alimentação de hamster variada, tanto com ração quanto com frutas e verduras.

Alimentos permitidos para hamsters

Por mais que a ração forneça a maior parte dos nutrientes da dieta de um hamster, é importante complementá-la com outros alimentos. Começando pelo feno de capim, essas comidas de hamster devem ser oferecidas diariamente. 

Muito bom para o funcionamento do intestino do roedor, tal comida para hamster também é essencial para o desgaste dos dentes, que crescem continuamente, evitando problemas de saúde, como a má-oclusão.

Outros alimentos que podem ser oferecidos como petisco são frutas, verduras e legumes, como maçã, banana, brócolis, cenoura, couve-flor, pêra, espinafre e muitos outros. Antes de servir, certifique-se de que esses alimentos estejam frescos e bem lavados.

Por fim, alguns tipos de proteína animal também estão incluídos na lista de o que hamster pode comer. Inclusive, é possível oferecer tal alimento ao pequeno roedor uma vez por semana. Este é o caso de insetos desidratados disponíveis em pet-shops, geralmente para a alimentação de aves e de peixes.

No dia a dia, frango ou ovos cozidos em água sem tempero são boas opções para completar a dieta e ajudar a fortalecer o vínculo entre pet e tutor durante as interações.

Conheça 5 tipos de alimento que hamster não pode comer

Também para os hamsters, oferecer uma dieta variada é importante para uma vida mais saudável. Afinal, além de ricos em vitaminas e minerais, alimentos como frutas e legumes são muito saborosos e podem ser usados na hora de ensinar truques e para agregar ainda mais emoções positivas nas interações com o roedor.

Mas fique atento: alguns alimentos do nosso cotidiano são muito perigosos para esses pets. A seguir, listamos o que hamster não pode comer e os possíveis danos que esses alimentos causam ao roedor.

1. Alimentos ultraprocessados

Entre o que hamster não pode comer, os alimentos industrializados estão repletos de gorduras saturadas, conservantes, aromatizantes etc, sendo bastante prejudicial para os hamsters.

Além disso, esse tipo de alimento contribui para a sobrecarga de órgãos vitais, obesidade e diabetes. Portanto, nunca ofereça biscoitos, macarrão instantâneo e outros alimentos do tipo para o seu amigo. 

2. Alimentos fritos e açucarados

Por mais que sejam feitos em casa, com ingredientes de qualidade, alimentos como frango frito, bolos, pães e outros possuem altas doses de gordura e açúcares, o que também é muito prejudicial ao hamster.

Por isso, entre o que hamster não pode comer, a fritura e açúcares, assim como os alimentos ultraprocessados, estão associados ao desenvolvimento de uma série de problemas. 

3. Frutas cítricas

Embora ricas em vitaminas, frutas ácidas como a laranja, o limão e a tangerina podem provocar lesões na boca ou no sistema gastrointestinal do hamster quando ingeridas em grandes quantidades. Na dúvida, dê preferência a frutas mais seguras, como pera e maçã.

4. Leite e derivados

Assim como ocorre com a maior parte dos mamíferos, os hamsters também vão perdendo a capacidade de metabolizar a lactose conforme vão crescendo. E por isso, está entre os alimentos prejudiciais para os hamsters.

Aliás, o hamster tem dificuldade para digerir alimentos como leite de caixinha, queijos e iogurtes, o que pode desencadear diarréias, desconforto abdominal, entre outros problemas digestivos. Além disso, tais alimentos também são muito ricos em gorduras. 

5. Ração e petisco para outras espécies

Na falta de ração específica para hamsters, não é recomendado fazer a substituição por rações mais fáceis de serem encontradas, como as de gatos ou cachorros. Lembre-se de que os hamsters têm necessidades nutricionais muito distintas das necessidades desses outros pets.

Programe-se para nunca deixar faltar o alimento extrusado próprio para hamster em sua casa. Mais alimentos proibidos para hamsters são:

  • Caule e folha de tomate;
  • Alho;
  • Cebola;
  • Abacate;
  • Batata crua;
  • Amêndoas;
  • Chocolate;
  • Café;
  • Alface; 
  • Sementes de maçã,
  • Feijão.

Fonte: Petz

Deixe uma resposta