Vacinação nos gatos

#AgitoPet

Pouca gente conhece ou segue a frequência correta de vacinas que devem ser dadas aos gatos. Por isso, trouxemos uma rápida e precisa explicação da frequência de vacinas, vermífugos e antipulgas. Veja a seguir!

😸 50 a 60 dias de vida
Vacina Quádrupla (ou V4). Protege contra rinotraqueite, calicivirose, panleucopenia e clamidiose. 
A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira.

😸 Terceira dose da V4
A dose de reforço pode ser recomendada por um médico veterinário dependendo do caso. Ela deve ser aplicada, também, 30 dias após a segunda dose.

😸 A partir dos 4 meses
Os gatinhos deverão tomar a vacina contra a raiva.

✴️ Importante: O ideal é que as vacinas V4 e contra raiva sejam repetidas anualmente, até o final da vida do animal.

😸 Vermífugo para gatos
Deve ser iniciado após 30 dias de vida e repetido após 21 dias. Para animais acolhidos, a primeira dose deve ser logo após o resgate e a segunda, também, depois de 21 dias. 

😸 Antipulgas para gatos
Deverá ser mensal pois além do incomodo dos parasitas eles também podem causas doenças como alergias, anemia, parasitas intestinas ou de hemácias, entre outras.

👨🏻‍⚕️ Mesmo após anotar as orientações, é fundamental passar em um médico veterinário para que ele possa avaliar a saúde do seu bichano de maneira individual!

Fonte: Rodrigo Goulart. Vereador e médico veterinário, defende a classe e atua pelos direitos dos animais, fazendo dos seus mandatos trincheiras de luta em prol da causa.

Deixe uma resposta